segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Sobre a prática desportiva

É comum algumas crianças faltarem ao treino porque têm muitos trabalhos para fazer, ou então porque se "portaram mal na escola" ou tiveram notas "menos positivas". Mesmo neste grupo, em que as crianças são mais novinhas e algumas ainda estão na pré, há muitas vezes a questão das "bolinhas verdes, amarelas e vermelhas".

Mas a mensagem que nós queremos transmitir é que há tempo para tudo, e mais importante ainda, tem de haver tempo para a criança ser criança.

A prática de atividade física regular é, aliado a uma boa alimentação e repouso, um fator determinante no desenvolvimento harmonioso da criança. Se é bem verdade que a criança não precisa que a mandem mexer-se, também é verdade que as crianças deste tempo, têm cada vez menos tempo livre para brincar livremente, para inventar, para resolver problemas. Não ter nada para fazer é uma das melhores coisas que se pode dar à criança, pois fica com tempo para se descobrir a si mesma e ao mundo que a rodeia.

No que refere à prática desportiva em particular de referir que "está ainda muito aquém do desejável (...) embora a oferta de atividades seja cada vez maior e o número de crianças envolvidas nelas também." poderíamos apontar diversas causas, mas é importante percebermos que as principais são " o dia-a-dia dos pais, os horários laborais, os trabalhos para casa e o cansaço que todos os elementos da família têm ao fim do dia." (In.: CORDEIRO, Mário, Crianças e Famílias num Portugal em Mudança, Fundação FMS;


Sem comentários:

Enviar um comentário