quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Treinar a técnica...

... para melhorar a prática.
Esta é uma das linhas orientadoras dos nossos processos de treino, em que através da repetição dos exercícios, trabalhamos a motricidade global da criança.


Os nossos treinos começam sempre por brincadeira livre, onde as crianças têm liberdade para usar bolas e o espaço todo do campo. Aqui elas interagem entre si e treinam as suas habilidades. Desafiam-se uns aos outros. E nós observamos. Há crianças que nesta brincadeira, livre, sem preocupações executam gestos técnicos que no treino em si nós não vemos. A brincadeira funciona também como uma preparação para um momento mais sério, acalma-os e ao mesmo tempo, dá início ao aquecimento dos grupos músculo-esqueléticos que a criança vai usar durante o treino.

Costumamos fazer sempre uma pequena reunião de equipa, onde resumidamente, avaliamos o treino ou jogo anterior e falamos do que se vai passar a seguir.

Dois a dois, a um ritmo que tentamos que seja lento, correm à volta do campo. Depois cada treino é único. Podemos continuar com corrida mais rápida, desafiando-os a fazer sprints curtos ou a fazer um jogo de estafetas. Ou podemos prosseguir com aquecimento articular e alongamentos.

O treino mais técnico vem depois, com exercícios de controlo de bola, de passe e receção, de mudanças de direção, contorno de obstáculos, remates, entre outros. cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem, não esquecendo que temos a treinar crianças dos 4 aos 6 anos, mas muitas vezes recebemos a visita de meninos que já foram da equipa e vêm também treinar (alguns já dos traquinas e dos benjamins). Estes últimos são uma mais valia, pois puxam pelos mais novos, servindo muitas vezes de modelo.



Sem comentários:

Enviar um comentário