sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Importância da prática de Futsal para a criança - parte 1

Artigo:
Título: Importância da prática de Futsal para a criança
Palavras - chave: Desporto / Educação / Educação Infantil / Brincar / Saúde / Desenvolvimento / Habilidades motoras / Psicomotricidade / Futsal / Futebol

Autor: Elsa Filipe, Educadora de Infância, licenciada pela ESE Setúbal;

Sem dúvida que a prática desportiva é benéfica para a saúde da criança, tal como o é para a saúde do adulto, mas a prática de desporto num clube ou associação não seria requisito básico, tendo em conta que a criança desde cedo se movimenta naturalmente, bastando para isso ter espaço e liberdade para brincar, correr, saltar.

Para a criança, a prática desportiva pode ser um fator fundamental importante de desenvolvimento e crescimento, desde que contribua de forma positiva para o seu desenvolvimento físico e mental.

Os especialistas recomendam a prática de desporto de uma maneira equilibrada, respeitando as capacidades e as habilidades motoras de cada criança. O desporto não deve ser imposto nem visto como obrigação ou como imposição do desejo dos pais de transformar ou seus filhos em atletas. Nem todos os meninos que hoje jogam futebol serão “Ronaldos” e nem todos seguirão esta modalidade. Aliás, poucos terão a destreza e o saber-fazer necessários a ser atletas de alta competição. O que importa aqui, sobretudo no que respeita ao Futsal, é trabalhar com estes meninos e meninas, de forma lúdica, não lhes sobrecarregando os ombros com o peso das vitórias e das derrotas.
  
Entre os quatro e os seis anos de idade, a criança deve ter oportunidade de experimentar o desporto de forma que este lhe dê prazer e em que se divirta, como se fosse uma brincadeira. Ela deve aprender a correr, saltar e pular, praticar alguma atividade física em grupo. Nessa idade, a criança deve experimentar várias modalidades desportivas, sem obrigação de aprender suas técnicas específicas. Com aproximadamente oito anos, é bom deixar que ela se oriente e direcione para determinado desporto, de acordo com suas habilidades, desejos e preferências. Deve ser uma decisão natural da criança e não uma imposição dos pais.

No caso, específico do Futsal, praticado em diversos clubes e associações, além do seu caráter lúdico, pode trazer vários benefícios, tais como:

- Aumentar a potência muscular das pernas.
- Melhora a capacidade cardiovascular.
- Estimula a velocidade de reação, a coordenação motora, e a visão periférica.
- Contribui com aumento da densidade óssea femural.
- Aumenta a potência do salto.
- Aumenta a formação de mais tecido muscular.


Além disso, tal como outros desportos, o futebol e o futsal, sociabilizam as crianças e as ensina como é importante o trabalho em equipa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário