sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A brincar e a aprender

Na terça-feira, dispensámos os mais velhos. Era preciso dar mais atenção aos mais pequeninos. Dar-lhes tempo para brincar, explorar a bola de outras formas e desenvencilharem-se nos exercícios dos grandes, sem a pressão de uma fila que avança ora mais rápido, ora mais devagar consoante a destreza do petiz a terminar o exercício. Perdem a paciência nas filas e por isso, na terça, tiveram cada um deles o seu próprio espaço para treinar o mesmo exercício em simultâneo.

Atenção redobrada para os mais pequeninos. O Duarte e o Guilherme já não se atrapalham tanto, mas precisam de ajuda e de estímulo positivo em cada conquista! O pequeno Martim, gosta de chutar, de marcar golo. Quer também ir à baliza e atira-se para o chão em cada defesa conquistada. O campo tem o tamanho da sua imaginação e a sua equipa é ele contra todos os outros.

A brincar crescem e emergem em cada pontapé, no desafio de cada novo exercício proposto. Aprendem sobretudo (e ainda) a controlar a vontade de dar um pontapé que faça a bola levantar voo até às estrelas! Aprendem a não parar a bola com a mão (porque é falta, mas ainda lhes dá muito jeito). Aprendem a trabalhar a par, numa altura das suas vidas em que o egocentrismo ainda domina. Queremos que aprendam a fazer parte de uma equipa.

Espírito de equipa.

Hoje os "grandes" integram os mais novos também num jogo de treino, na equipa que é também deles. Há um espaço a ser ocupado pela repetição de exercícios, mas também há a descoberta, a imitação dos colegas que praticam à mais tempo, e as orientações dos treinadores.

Vamos lá, pô-los a jogar!

Sem comentários:

Enviar um comentário